domingo, junho 22, 2008

Remédio pra quê?

Depois da água orgânica, continuo com a lista de coisas que me impressionaram aqui nos EUA. E aproveito pra atualizar meu blog que está praticamente mensal (sorte de vocês).

Quem presta o mínimo de atenção na TV no Brasil (se bem que objetivo da TV é tirar a sua atenção), sabe que é proibido transmitir propaganda de remédio vendido somente sob prescrição médica. É uma medida que já deve ter pelo menos uns 5 anos no Brasil. Acho que a idéia é não forçar a compra de remédio que na verdade é o médico que vai decidir, além disso, somente ele tem conhecimento suficiente pra compreender o remédio, inclusive o conhecimento da bula, que ninguém lê.

Aqui na terra do Tio Sam já não é bem assim, a propaganda de remédios é permitida, o que impressiona quando se fala em FDA (Food and Drug Administration - a ANVISA daqui), que é reconhecida como uma agência governamental super estrita.
Mas, como nem tudo são flores pras empresas farmacêuticas, o comercial deve incluir de forma verbal todas as contra-indicações, efeitos colaterais e recomendações do remédio. Os mais aguçados já entenderam o problema, mas eu vou explicar pros mais lerdinhos, as propagandas de remédio, mais afastam o consumidor que atraem.

Funciona assim: "Consulte seu médico sobre a possibilidade de usar Voltrax, o melhor remédio contra Hérpes Genital gripe, pode causar mal-estar, dor de cabeça, febre, desânimo, inchaço genital, boca seca, problemas intestinais (vulgo diarréia), sangramento dos orifícios e sindrome do Pânico. Voltrax não é indicado para quem tem problemas de coluna, coração, músculos, visão ou intestinal, gestantes, crianças, idosos, mulheres em período menstrual, carentes de cálcio, deficiêntes físicos, pessoas que nasceram em dia ímpar e vegetarianos. Em caso de suspeita de doença tropical, câncer, DSTs ou hemorróidas descontinue o tratamento com Voltrax. Caso apareçam nódulos pelo corpo, queda excessiva de cabelo, vômito ou siricotico avise imediatamente o seu médico. Voltrax é provado funcionar em 99% dos casos. Não perca mais tempo, compre Voltrax!"



Termino o post de forma triste, lementando a morte do Humorista (com H maiúsculo) George Carlin.
George é meu maior inspirador e provavelmente o maior inspirador de 90% de quem o conhece.
Ele vai fazer muita falta. RIP George.
Para quem não conhece a lenda do stand-up tenho 3 vídeos dele legendados no meu profile do youtube (http://youtube.com/user/vguara). Existem outros videos legendados lá no youtube pra quem quiser procurar.

PS: Os videos que eu legendei não tem problemas. Mas quem é religioso fanático, tome cuidado com os outros vídeos do George.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eh...
RIP George...

USA eh um país bizarro.