domingo, janeiro 07, 2007

1 por R$1,00. 3 por R$3,00. Sabedoria popular.

Estava no centro de São Paulo, esperando no ponto por um dos ônibus mais demorados da cidade: o famigerado Pinheiros/Praça Ramos 7214. Quando um vendedor de rua me aparece vendendo chocolates de origem duvidosa, mas o mais interessante foi a fabulosa promoção.
(Eu sou G e o vendedor é V, escolhidos por motivos óbvios)

V: Olha o chocolate na superpromoção! Um por um real, três por três reais! Tá muito barato, tá imperdível!
G: Não é por nada não moço. Mas não tem promoção nenhuma aí. O preço que eu pago por chocolate é o mesmo.
V: Na verdade, ele é uma promoção comparando com o que eu fazia a duas semanas atrás.
G: Sei... Qual era a promoção?
V: Um por um real, dois por dois reais. Agora você consegue comprar TRÊS por três reais. É quase um outro chocolate de graça.
G: Uau! Quase mesmo! Você está dando um chocolate "extra" por apenas um real a mais! Impressionante!
V: Eu poderia ser um novo Silvio Santos. Mas a Conspiração já comprou ele.
(Eu ainda vou entender porque o Silvio Santos é o exemplo de todo pobre pra empresário bem-sucedido)
G: A Conspiração? Como assim?
V: Você está cego? A Conspiração está em todo lugar! Alguns poucos poderosos ditando as coisas como eles querem que elas sejam! Aí eles ficam com as coisas boas enquanto nós ralamos por miseras migalhas!
G: Costumo chamar isso de capitalismo.
V: Não é só capitalismo, porque não é só dinheiro. Tem poder envolvido, muito poder. Todo um cenário construído para acharmos que está tudo bem, que a gente manda nas nossas vidas, que são todos iguais. Mas são eles que mandam em tudo, são sempre eles no poder, se perpetuando.
G: Ou uma democracia capitalista.
V: Como assim?
G: Uns poderosos tentando fazer com que nós pensemos que mandamos, quando quem manda são eles, que têm dinheiro e controlam multidões. Isso é democracia capitalista!
V: Isso mesmo você acha que a gente vota em alguma coisa?! É tudo manipulado. Ganha quem eles quiserem. Mas a gente fica com uma falsa sensação de escolha. Sabe esse ataques que aconteceram aqui e agora estão acontecendo no Rio?
G: Sei.
V: É tudo pras pessoas terem preocupações. Não se sentirem livres demais. Se as pessoas se sentem livres demais. elas começam a questionar muito. Aí eles criam distrações pra gente não pensar demias. É tudo parte do plano.
G: Uau!
V: Mas eles usam coisas boas também pra distrair. Veja o futebol. É a mais pura massificação das mentes. As pessoas sabem quem é o artilheiro do campeonato. Mas pergunta se alguém sabe quem é secretário de cultura em São Paulo.
G: Nossa! Nem eu sei...
V: Tá vendo! Você já esta percebendo o controle! Mas não há como escapar dele! A Conspiração é pior que Deus. Ela é onipotente, onipresente e onisciente como Deus. Mas ela não perdoa ninguém.
G: Você deve ser o vendedor de rua mais brilhante que eu já vi. Até vou comprar esse chocolate de você.
V: Opa! Compra 2 que eu te dou o terceiro por um real!
G: Isso que é promoção! Opa! Meu ônibus vem ai!
V: Você tá louco?! Vai de ônibus?!
G: Claro. Porque não?!
V: Você não sabe que o ônibus também faz parte da consipiração e...
G: Desculpa. Mas estou a mais de uma hora esperando esse ônibus. Outra hora tento me rebelar contra a "Conspiração", mas agora eu quero ir pra casa. Foi um prazer. Tchau!
V: Pelo menos senta longe da janela e do cobrador!
G: Pode deixar!



PS: Desculpa o gap gigante desde o último post.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sempre vale a pena esperar por um 'fazedor' de risadas gigante...
hahahahha

akele abraço, meu velho!

vai rolar bolo amanhã?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Parabéns, Vítor.
um forte abraço
Alê Coelho