sábado, julho 14, 2007

Vendem-se testes psicológicos.

Alguém ai tem mais de 20 anos e nunca fez um teste comportamental e lógico? Eu já fiz vários nos meus inúmeros processos seletivos, mas nunca tive feedback.
Não podia deixar de imaginar o resultado, afinal, o que será que se deduz de uma pessoa desenhando uma casa, uma pessoa, completando quadradinhos ou analisando uma letra.
"A letra desse candidato é muito alta. Ele deve ser megalomaniáco. A casa desse cara tem uma cortina persa, ele deve gostar de viajar pelo mundo. A pessoa que ele desenhou não está sorrindo, ele deve ser introspectivo"
E por aí vai.
Eu morria de medo sobre o que eles pensariam de mim. Minha letra é um lixo, minha habilidade artística é ainda pior, minhas desenhos são mais escrotos que do meu primo de 4 anos. Enfim, se eu pegasse um teste feito por mim e fosse analisar eu tiraria a seguinte conclusão sobre mim mesmo:
- Preguiçoso e relaxado (letra desleixada, desenho simplório)
- Serial Killer (tenho mania de desenhar pessoas com um bainha com faca na cintura)
- Isolado (minhas casas são vazias)
- Tree-hater (em oposição aos tree-huggers - amantes da natureza - afinal meus desenhos não tem nem uma flor ou arbusto sequer - eu realmente não curto flores)
- Pouco comunicativo (eu desenho pessoas sem expressão)
- Lógico ( Alguma coisa boa tem que ter né? Sou bom em completar sequencias de quadradinhos com desenhos, não sei como alguém consegue viver uma vida sem essa habilidade...)
- Desanimado (minhas casas não tem atividade e não desenho sol)
- e Algumas mais...

Mas o grande fato que me ocorreu nessa semana foi que finalmente eu recebi um feedback!!! Fui avisado que poderia escutar o meu feedback e lá fui eu ouvir meu resultado (você ouve a mulher ler o resultado, mas não leva nada embora...).

Cheguei e sentei pra ouvir, fiquei esperando a mulher descer o pau. (P - Psicóloga, G - eu)

P: Vamos começar pelos testes lógicos, verbais, numéricos e de atenção.
G: Opa! Tinha atenção envolvida?
P: Tem tudo envolvido. Toda sua personalidade e comportamentos.
G: (MEDO)
P: Você foi muito bem em todos os testes, ficando bem acima da média no lógico e no verbal e acima da média no númerico e no de atenção.
G: Qual era o teste de atenção?
P: Era aquele que tinha um monte de triângulos de varios tipos em diversas linhas e você tinha que cortar em ordem três tipos específicos quando eles aparecessem.
G: Isso quer dizer que eu sou ótimo em achar triângulos no meio de vários triângulos?
P: Sim.
G: Posso colocar isso no currículo? "Ótimo em achar triângulos no meio de vários triângulos!".
P: (Cara de dúvida)
G: Esquece. Qual era o lógico?
P: Era aquele de achar o quadrado que falta na seqüência.
G: Meu currículo vai fica lindo: "Ótimo em achar triângulos no meio de vários triângulos e melhor ainda em achar quadrados que completam uma seqüência de quadrados!"
P: (Cara de esse-garoto-tem-problemas-sérios-com-drogas-pesadas)
G: Enfim, passemos adiante.
P: O teste de personalidade e comportamento não tem certo ou errado. Apenas detecta traços de sua personalidade e comportamento.
G: Ótimo. Se der que eu sou folgado, serial killer, tenho complexo de édipo, ódio de criancinhas, detesto natureza, sou incapaz de me comunicar e sou uma ameaça à sociedade organizada, ainda assim não tem nada de errado comigo? Bom saber...
P: Eu aconselharia um tratamento psicológico.
G: Eu me aconselharia tratamento anti-psicólogo.
P: Enfim, vou ler suas características.
G: Vai em frente.
P: Como pontos fortes identificamos que você é comunicativo, pró-ativo, tem foco na tarefa, organizado, disciplinado, determinado, social, inteligente, empreendedor, ético, sabe trabalhar em grupo e individualmente, criativo, ousado, carismático, tem autonomia, tem estima pelos amigos e pela família, busca aperfeiçoamento constante, gosta de desafios, é extrovertido, animado e preza pelo desempenho.
G: E meu alter-ego é Clark Kent.
P: QUÊ?!?
G: Nada. E meus pontos fracos?
P: Identificamos um tanto de insegurança juvenil. Que é normal na sua idade.
G: O que mais?
P: Só isso.
G: Só? O resultado então é que eu sou um semi-deus juvenil ambulante? Adorei, vou dominar o mundo com 30 anos!
P: Você achou o resultado preciso? Você se identifica com elas?
G: E como! Saindo daqui já vou pedir um aumento de 500% no salário e o direito de trabalhar 10 horas por semana e em casa. Vou me candidatar a secratário geral da ONU e declarar que o Planeta Terra mude seu nome para Império Guarariano.
P: É sério?
G: Quase tão sério quanto o Bush é inteligente. Obrigado pelo resultado! Bye!

Moral da história: Nunca confie em um advogado, polítco ou psicólogo. De onde eu tirei o político ou advogado? Eu não sei, mas não confie neles também.

2 comentários:

peter disse...

mas que merda de conclusão, em?
"psicólogo" meia-boca de processo seletivo não pode ser exemplo de quem estuda nessa área.


ps: já quanto aos outros, confesso não ter muito a dizer...

Anônimo disse...


Eu diria apenas para as pessoas não darem mto credito tb aos Guarás, afinal, não é a toa que eles estão em extinção!
Não que os mestres dos sonhos sejam pessoas confiáveis (é até perigoso pensar que alguém daria td por um sonho!), mas psicologos de processos seletivos não fazem qualquer questão de se mostrarem críveis (isso quando não dizem logo que são estagiárias(os) o q já nos poupa o esforço em dar alguma fé no que eles dizem).
Conclusão: se me contratarem, já é o suficiente. Foda-se a minha personalidade serial-killer.