sexta-feira, outubro 13, 2006

Prof. Guará ensina o que ninguém quer aprender 101

Bom, pra começar, esse negócio de 101 é um estilo americano de calssificar as aulas. O primeiro "1" significa o nivel, semestre ou ano, o "01" seguinte significa o número da aula.

A aula de hoje é sobre fatos da história angolana.

- A origem do nome Angola vem do fundador do País: Ngola Mbandi
- Originalmente os Angolanos eram chamados de Muxiluanda (singular) ou Axiluanda (plural).
- Os primeiros estrangeiros construiam em domínios do Manicabunga, um governador do Manicongo.
- Naquela época, toda a área costeira entre os rios Bengo e Cuanza estava sobre o controle do chefe chamado Cassanze, ou Kasanze, ou Caçanze, ou Casanze, ou Cassanje, ou Quasanze, ou Cazzanzi, ou Casangi, ou qualquer derivação possível desse nome bizarro.
- Talvez Caçanje (ou tudo aquilo lá) fosse um titulo ao sul do Cuanza, dos reinos do Culembe e do Libolo, adotado pelos imbangalas-kasanje significando 'guardião'.
- O filho do soberano original se chamava Nimi Mpanzu, ou Mbiki-a-Mpanzu ou Álvaro III e seu filho se chamava Nimi Nkanga Canyala ou Ambrósio I
- Um certo ser aparece nas histórias como Ari Quiluanje, ele contava com bom apoio entre os macotas e sua capital Fungo Andongo, Pungu-a-Ndongo, ou Pedras de Mapungo.

Vou parar com isso agora. Tá parecendo reza de macumba. E eu não gosto de macumba, voodoo, candomblé e todas essas coisas de origem africana.
Talvez seja porque, como diria uma amiga de faculdade, eles tem um puta preconceito contra galinha preta. É verdade, outro amigo meu disse, galinha preta morta é macumba, faz mal, galinha branca morta é canja, faz bem.
Ou talvez seja porque meu braço esquerdo está se mexendo invonluntariamente....... minha perna direita também...

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, agora que tava ficando interessante vc parou de contar a história?!?! hehehe

Anônimo disse...

Haha vc escreve bem brother, e sabe contar história de seus antepassados, haha, esses dias eu e o Aloha estavamos lembrando as épocas de chamar os outros de BUIÚ.
Bom eu acabei de ler o Anjos e Demonios, fenomenal... Mas achei o Ponto de Impacto melhor...
Essa quarta feira cola lá no Fissura se der. Me avisa se você for, dai eu levo seu livro.
Abração brother.
Juizo!

Anônimo disse...

Saravá mininêro!

monzifím nu tomá cuidado cus palavadô.

Cuidado monzifím!

us palavadô tem foça di deiz liaum.

Mininero tem ki tirá peconceitu du giradô.

pêtu véiu aki vai mentalizá luz pá vuxe.

Pá ki trabáio di marabô nu faxa vuxe ingulí palavadô guela abaxu.

manu di cô

Saravá