sexta-feira, setembro 29, 2006

Onde as ONGs se igualam ao serviço público.

Pra quem não sabe, eu trabalho numa ONG, naquele sistema de imersão absoluta: 3 vezes poe semana (quando não tenho processo seletivo), 4 horas por dia durante a tarde. Dentre as minhas funções, estava a de checar um mailing com cerca de mil linhas.
Não foi incomum encontrar dois lugares com endereços diferentes e CEPs iguais, telfones iguais , confusão de mantenedoras e abrigos, dois endereços pro mesmo lugar, telefones com prefixo de 2 digitos e etc. Sempre que essas ou situações similares aconteciam, eu deveria ligar para o lugar para atualizar o mailing.
Eu tenho a teoria que nenhum lugar que faz coisa de graça, faz coisa bem. Provei minha tese algumas dezenas de vezes essa semana.

O CMDCA da Freguesia do Ó e do Jaçanã tão com o mesmo número. Liguei pra conferir.

"Alô! É do CMDCA do Jaçanã?"
"Não, aqui é o CDMCA do Morumbi"
(anoto que o número é do Morumbi)
"Você pode me dar o número do Jaçanã?"
"Sim! É XYXY-XYXY"
"Obrigado"
(disca XYXY-XYXY)
"Alô! É do CMDCA do Jaçanã?"
"Não, aqui é o CMDCA da Moóca"
(Anoto que o número é da Moóca)
"Você pode me dizer o número do Jaçanã?"
"Sim! É ABAB-ABAB"
"Obrigado"
(Disca ABAB-ABAB)
"Alô! É do CMDCA do Jaçanã?"
"Então, o CMDCA do Jaçanã não existe mais, agora é junto com o CMDCA de Santo Amaro"
"Mas Santo Amaro é do outro lado da cidade!!"
"Ordens da prefeitura"
"Sei... Você pode me dar o telefone do CMDCA de Santo Amaro, por favor?"
"Claro! É PQPQ-PQPQ"
"Obrigado"
(Disca PQPQ-PQPQ, atende uma voz familiar)
"CMDCA morumbi, telefone dois, em que posso ajuda-lo?"
"Pode mandar a prefeitura prefeitura tomar no **, por favor!"

Mais tarde tive que confirmar informações de alguns abrigos.
*Modifiquei o nome dos abrigos para não ter problema, mas os nomes costumam ser nomes de gente ou nomes bobos mesmo, parecendo nomes indígenas de filmes de hollywood. Modifiquei também o nome do programa

"Alô! É do Abrigo Lua Crescente?"
"Sim"
"Meu nome é Guará. Eu sou do Programa Acolhimento. Estou checando nosso banco de dados, você poderia confirmar o endereço do abrigo, por favor"
"Qual abrigo?"
("O abrigo Minaídi. Minaídi Ota" - Pensei)
"Do abrigo Lua Crescente"
"Olha moço, eu não sei. Sou nova aqui."
"Você sabe pelo menos o nome da Rua?"
"Não"
"Nossa! Como você vai trabalhar então?"
"De trem"
(Desliguei o telefone)
(Liguei pra outro abrigo - atende uma voz gravada)
"Você ligou para o Abrigo Bush Hussein. Isso é uma secretária eletrônica. Por favor não deixe recado. Nós NÃO vamos ouvir. Ligue depois. Obrigado"
(Desligo rindo - ligo de novo - deixo uma mensagem de 3 minutos - ligo pra outro abrigo)
"É do abrigo José Pereira?"
"Não, aqui é do abrigo José Pereirinha, o número do José Pereira é WZWZ-WZWZ."
"Obrigado"
(Disco WZWZ-WZWZ - Atende a mesma mulher)
"Você não disse que aquele telefone era do José Pereira?"
"Sim. Mas cai tudo aqui na central comigo, inclusive do José Pereirão"
"Mas porque você ja não me atendeu na outra ligação então"
"Organização"
"Vocês precisam rever seus modelos de organização eficiente"
"Você ja pensou se fosse tudo um telefone só?"
"Realmente, um absurdo! Ia cair tudo no mesmo lugar!"

Por fim o que mais me impressionou do dia. Também um abrigo.

"Alô! É do Abrigo Visão Matinal?"
"É da Receita?
"Não"
"É do Conselho Tutelar?
"Não"
"É da Vara da Infância?"
"Não"
"É do Juizado?"
"Não"
"Então é aqui mesmo."


Depois reclamam da falta de recursos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, esse blog eh link obrigatório no meu "Favoritos"!!! hahahahaha
é cada uma q a gente tem q ingulir!

akele abraço, meu velho!